Cooperados

Faça um checklist de seu consultório!

O resultado é uma forma de auto-conhecimento de suas próprias condições de trabalho.
  • Pisos, paredes e tetos sem rachaduras, mofo, etc.
  • Boas condições de segurança
  • Instalações hidráulicas em boas condições
  • Extintores de incêndio regularizados
  • Bancos ou cadeiras
  • Mobiliário de fácil limpeza e desinfecção
  • Ventilação adequada
  • Iluminação adequada
  • Pisos laváveis e de fácil desinfecção
  • Paredes laváveis até 2m
  • Piso, paredes e teto em bom estado de higienização
  • Sanitário independente para pacientes
  • Pisos laváveis e de fácil desinfecção
  • Piso, paredes e teto em bom estado de conservação
  • Piso, paredes e teto em bom estado de higienização
  • Ventilação adequada
  • Dispensador com sabão líquido
  • Saboneteira vazada com sabão em tablete
  • Suporte para papel toalha
  • Toalhas descartáveis
  • Lixeiras com tampa e saco plástico
  • Ponto baixo de água com torneir
  • Área suficiente para instalação dos equipamentos
  • Circulação interna ( 10 m2 )
  • Ventilação adequada
  • Iluminação adequada
  • Pisos e paredes laváveis até 2 m.
  • Pisos, paredes, tetos em bom estado de conservação
  • Pisos, paredes, tetos em bom estado de higienização
  • Lavabo com acessórioso
  • Torneiras acionadas sem o comando da mão
  • Dispensador com sabão líquido
  • Suporte para papel toalha
  • Toalhas descartáveis
  • Lixeira com tampa, pedal e saco plástico
  • Mobiliário para guardar medicamentos
  • Objetos de decoração / plantas em local adequado
  • Área administrativa definida
  • Área para prótese
  • Área para copa (definida por barreira física ou técnica)
  • Área para DML (depósito de material de limpeza)
  • Equipamentos odontológicos em boas condições de higiene e conservação, permitindo trabalho ergonômicamente correto
  • Equipo odontológica
  • Cadeira clínica
  • Mocho
  • Refletor
  • Unidade auxiliar e sistema de sucção
  • Equipamentos periféricos (anotar as irregularidades, quando existentes)
  • Barreira física entre os consultórios odontológicos
  • Uso correto de estufa (calor seco)
  • Manutenção técnica preventiva adequada
  • Área de circulação interna satisfatória
  • Controle de temperatura através de termômetro de mercúrio e termostato
  • Temperatura de utilizada a ______ º C, por ______ horas .
  • Acondicionamento correto em bandejas ou caixas
  • Controle de estocagem e prazos de validade do material estéril corretos
  • Controle de temperatura e pressão adequados, em perfeita condição de instalação à rede elétrica e de limpeza
  • Acondicionamento adequado do material a ser esterilizado
  1. Uso de indicador biológico
  2. Uso de indicador químico
  3. Uso correto de autoclave (calor úmido):
    1. Acondicionamento adequado do material a ser esterilizado
    2. Controle de temperatura e pressão adequados, em perfeita condição de instalação à rede elétrica e de limpeza
  4. Uso correto de soluções químicas esterilizantes e/ou desinfetantes:
    1. Uso de soluções/produtos químicos padronizados pelo MS Port. 930/92 (anotar nomes dos produtos).
    2. Limpeza prévia dos artigos
    3. Controle da esterilização: vidros ou plásticos
    4. Produtos dentro do prazo de validade
    5. Imersão total dos artigos na solução utilizada
    6. Enxágue em água estéril
    7. Tempo de exposição dos produtos de acordo com recomendação do fabricante
  • Lixo em recipientes tampados, limpos e higienizados constantemente e adequadamente armazenados para coleta
  • Recipientes sinalizados e adequados para coleta de lixo séptico, colocados longe do alcance de animais
  • Recipiente com tampa e paredes rígidas, com solução desinfetante rotulado como contaminado para coleta de todo
  • Material pérfuro-cortante Desprezado (agulhas, lâminas de bisturi, etc.)
  • Aparelho para destruição de agulhas